Novidades

Teste do Pezinho


O exame de triagem neonatal, ou teste do pezinho, detecta precocemente mais de 30 doenças que podem interferir do desenvolvimento do bebê, permitindo tomar as medidas necessárias antes da manifestação clínica das enfermidades.
 
O IPC – Laboratório Médico participa de vários programas de controle de qualidade, como o PELM (Programa de Excelência para Laboratórios Médicos), avalizado pela SBPC-ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – Medicina Laboratorial) e a certificação ISO 9001. Tudo isso para garantir a qualidade nos resultados dos seus exames.
 
Dr. Luiz Eduardo responde:
 
Como é realizado este exame?
Luiz Eduardo - O exame consiste na análise do sangue colhido na veia da criança por um profissional especializado e posto em papel de filtro, não requer jejum nem preparo especial.
 
Qual o período ideal para a realização do Teste do Pezinho?
Luiz Eduardo - Quanto mais cedo melhor, o ideal é até os 15 dias de vida, mas em alguns recém-nascidos de pouco peso e debilitados, pode-se esperar um pouco mais para que a criança ganhe peso e não seja tão dolorosa a coleta de sangue.
 
O que pode ocorrer quando a criança não faz o exame? 
Luiz Eduardo - Se as inúmeras doenças que o teste pode revelar não forem descobertas nem tratadas a tempo, a criança vai sofrer todos os infortúnios inerentes àquelas doenças, podendo afetar seu desenvolvimento físico e mental, inclusive com risco de morte. 
 
Esclareça suas dúvidas com o Dr. Luiz Eduardo pelo e-mail: [email protected]