Novidades

Como saber se sou alérgico?


Se diante de determinado ambiente, substância ou alimento você sente irritação nos olhos,
garganta ou nariz; dificuldade de respirar ou percebe manchas e erupções na pele, 
cuidado! Você pode ser alérgico.

Segundo a alergologista Dra. Rosa Maranhão, a alergia é uma doença imune causada pela interação do meio ambiente com a genética do indivíduo, podendo causar reação a um órgão específico ou a todo o organismo. Asma, rinites, dermatites e alimentares são as formas mais comuns da doença.

Além das proteínas alheias encontradas em transfusões de sangue e vacinas, os alérgenos (substâncias que causam hipersensibilidade) mais comuns são: polens de planta, esporos de mofo, drogas como penicilinas e anestésicos, alimentos como frutos do mar e clara de ovo, picadas de inseto e pelos de animais.

O diagnóstico da doença alérgica é multifatorial, inclui um histórico minucioso do paciente e teste confirmatório. “Os testes laboratoriais mais comuns para a identificação dos alérgenos são IgE total e IgE específico, que estão disponíveis como um auxiliar no diagnóstico e oferecem muitas vantagens ao médico e ao paciente”, afirma a Dra. Rosa. “Um diagnóstico preciso conduzirá a uma terapia apropriada e um paciente mais saudável”, conclui a alergologista.

 

Dra. Rosa Maranhão - Alergologista