Novidades

Conjuntivite

http://www.fleury.com.br - Assessoria Médica Fleury.


A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular, ou seja, da membrana transparente e fina que reveste o branco dos olhos e o interior das pálpebras causada, sobretudo, por vírus, a doença geralmente começa em um dos olhos e, em três ou quatro dias, passa para o outro também, durando de uma semana a 15 dias, aproximadamente.

Na grande maioria das vezes cursa de forma benigna, sem deixar sequelas. As complicações, quando ocorrem, dizem respeito ao risco de o agente infeccioso se disseminar pelos olhos, afetando a pálpebra ou, o que pode ser bem mais grave, ganhando o interior do globo ocular, com riscos de atingir o nervo óptico e comprometer a acuidade visual do indivíduo. No entanto, essa possibilidade está mais associada às inflamações provocadas por bactérias, que, felizmente, são bem menos frequentes que os processos virais.

A conjuntivite representa uma das doenças oculares mais comuns, sendo altamente contagiosa quando sua origem é infecciosa. Não por acaso, ocorrem com certa regularidade verdadeiras epidemias, principalmente no verão. Em 2004, por exemplo, somente o Estado de São Paulo registrou mais de 65 mil casos dessa doença ocular, concentrados nos primeiros meses do ano.

Apesar de ser um problema de saúde corriqueiro, convém sempre procurar atendimento médico para evitar complicações.